sábado, maio 31, 2008

Rock In Rio / PORTUGAL

Estamos numa época em que começam os festivais de verão, grandes concertos ... blablabla

Ontem foi o primeiro dia do Rock in Rio. Até aqui tudo normal, não fosse o facto de uma das cabeças de cartaz - Amy Whinehouse - nos proporcionasse um espectáculo a que os fãs já se habituaram. Nao bastava ter chegado com 40 minutos de atraso (sim o povo português é paciente e desculpa os seus ídolos). Não. Chegou um pouco embriagada (quiçá mais que isso), mal se podia manter em pé, tendo inclusivé caído.
Mas pior que tudo isto.... Veio SEM VOZ.
Ora eu na minha ingenuidade digo assim: se uma pessoa paga 53€ para ouvir BONS (ou nao) concertos, espera que pelo menos a "pobre coitada" da rapariga que tem lá os seus problemas... ao menos CANTASSE nem que fosse uma música decentemente....
Mas estamos sempre a surpreendermo-nos quando vemos 90mil pessoas a assistirem aquele espectáculo, triste...




Esta semana temos sido brindados com os nossos ídolos de futebol e as suas belas vidas fora dos relvados num programa chamado OS INCRIVEIS.
Ora estes programas lembram-me aqueles que também dão na VH1/MTV em que estes VIP esbanjam os seus "tostoes" nos seus luxos e adoram mostrar as suas belas manssões e lifestyle numa tentativa de nos deixar de boca aberta a invejar tais vidas.
Sim. TEMOS INVEJA do potencial que têm e SIM sabe-nos bem ver de vez em quando estas coisas para podermos sonhar e continuarmos motivados para viver as nossas vidas tão simples nas nossas casinhas pequeninas e a termos um Enfarte Agudo do Miocardio aka Ataque cardíaco cada vez que atestamos os nossos modestos carrinhos.




E hoje será o dia em que os nossos rapazes fazem o teste final frente à selecção da Giorgia.
Boa Sorte. Portugal está convosco!

Saudações Académicas!

Joana

quinta-feira, maio 29, 2008

12 de Maio!!!!

Curioso como fui capaz de deixar passar sem fazer referência ao Dia Internacional do Enfermeiro, que foi comemorado dia 12 de Maio. Sei que não é desculpa mas... sim, com tanto trabalho uma pessoa nem sempre consegue estar predisposta a actualizar blogs e a comemorar estes dias.

A Enfermagem tem tido uma evolução notável quer a nível técnico quer científico. A pioneira destas mudanças foi a nossa querida Nightingale.
Embora nos dias de hoje ainda nao haja um verdadeiro reconhecimento da população da importância desta profissão, as pessoas já começam a estar um pouco mais despertas para o mesmo.

Em jeito de me redimir, decidi dedicar o post de hoje a uma figura histórica que muito admiro: Florence Nightingale!!!

"Florence Nightingale (12 de Maio 1820, Florença - 13 de Agosto 1910, Londres) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Também contribuiu no campo da Estatística, nomeadamente na criação de sistemas de representação gráfica como o gráfico setorial (comumente conhecido como gráfico do tipo "pizza").

Sua família, rica e bem-relacionada, vivia em Florença, na Itália. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope. Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à enfermagem.

Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam tornando-se enfermeiras, sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo.

Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.

Aparentemente, Florence sofria de esquizofrenia. Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Em 1846, ela visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras católicas na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas.

A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Criméia, que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scurati localizados na Criméia.

Florence Nightingale voltou para a Inglaterra como heroína em Agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória [1].

Contudo, o destino lhe reservou um grande golpe quando contrai tifo e permanece com sérias restrições físicas, retornando em 1856 da Criméia.


Impossibilitada de exercer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.

Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Florence faleceu em 13 de agosto de 1910; deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna." (Wikipedia, 29 de Maio de 2008) R.I.P. Florence

E algumas curiosidades que descobri são:
- Existe um premio internacional para enfermeiros.... o site está aqui http://www.redcross.org.sg/IntSvc_nightingalemedal.htm just in case you want to work to get it :P
- Quando for a Londres tenho que ir a este museu!!!! http://www.florence-nightingale.co.uk/centre.htm

Se quiserem ver alguma imagem dela vao ao meu blog http://truenatureandtruepeople.blogspot.com/

E em jeito de Brincadeira fica este texto que encontrei algures na net e que acaba por definir um pouco a nossa vida de enfermeiros :P lol

Rir é o melhor remedio portanto cá vai:

"Os 12 Mandamentos dos Enfermeiros :

1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental;

2º Não terás feriados, fins de semana ou qualquer tipo de folga;

3º Terás gastrite se tiveres sorte; se for como os demais, terás úlceras;

4º A pressa será teu único amigo e as suas principais refeições serão os lanches, pizzas, China in Box, etc...;

5º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos;

6º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes cinco anos de trabalho;

7º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único;

8º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho;

9º Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com
outras pessoas loucas como você;

10º Terás sonhos com pacientes e, não raro, resolverás problemas dos mesmos nesse período de sono;

11º Exibirás olheiras como troféus de guerra;

12º E, pior... INEXPLICAVELMENTE GOSTARÁS DE TUDO ISSO!!! "

Saudações Académicas!

Joana

sexta-feira, maio 23, 2008

Faz parte!

Ola!

Pois é... Sobrevivi à Semana Académica de Lisboa!!!!!!!!!!2ªfeira consegui entregar o desenho de projecto de psiquiatria. Uff... Menos um trabalho. Sim porque entrámos oficialmente em contagem decrescente para o final de mais um ano lectivo. Oh god como o tempo voa!!!! Ainda agora entrei na faculdade e já só me falta um ano... Ainda agora começou o terceiro ano e já estou no final.Nesse mesmo dia foi noite de Serenata a Lisboa. Confesso que em três anos este foi o primeiro que decidi ir assistir ao evento. Nao me arrependo nem um pouco. Assistir à actuação de tunas como a TUIST vale mesmo a pena!!!!!!!! Depois também o fadista António Pinto Basto nos brindou com a sua excelente actuação. Sim, ou não fosse esta cidade, uma cidade de fadistas (tipicamente!)Durante a semana comecei novo estagio. Psiquiatria é o máximo e o orientador tambem é porreiro.Gosto de estar a cuidar destas pessoas que muitas vezes necessitam mais de algum tempo a falar com alguem do que propriamente de um cocktail de medicacao para dormir.Gosto sim de estar no meio deles.... e tenham cuidado que eles "andem" ai.O estigma que estes doentes tem sobre si nao passa de uma serie de pré conceitos que as pessoas ainda nao pararam para pensar e ver k nao deixam de ser ideias concebidas em tempos muito antigos e que nada tem a ver com a realidade. Sim. GOSTO DE PSIQUIATRIA. e orgulho me disso!Sabado à noite foi a ultima noite da SAL. Fui trabalhar na equipa do EMFAL. Desde ficar conhecida pelo pessoal como a distribuidora oficial de preservativos e pulseiras do IDT até puncionar e dar terapeutica endovenosa, fiz de tudo um pouco.Apesar de estar doente!!! Pois eram 7 e meia da manha quando apanhei comboio e fui ao hospital por nao me sentir mesmo nada bem.Agora recuperada voltei a casa e vou aproveitar este tempo para adiantar trabalhos que pouco ou nada desenvolvi ate agora para depois aproveitar ao maximo os ultimos turnos que terei nas duas semanas que me faltam de estagio de Psiquiatria!!!

Saudaçoes Académicas!!

Joana

domingo, maio 11, 2008

Vida Académica em Lisboa

Aiii estou em stress, sobre pressão... ainda não fiz o desenho de projecto de Saúde Mental e Psiquiátrica e tenho que o entregar amanhã!!!

Enfim.. vida de enfermeira não é nada fácil.... Também... a dar o Coyote Ugly na TVI ninguém tem vontade de trabalhar... LOL

E amanhã à noite é dia da Serenata a Lisboa :D:D:D:D

Saudações Académicas!

Joana

quinta-feira, maio 08, 2008

Trabalho, Queima e outras que tais

Finalmente o mês de Abril passou.

Se houve mês complicado este foi um deles... Entre montar e desmontar o HB, estagio e outras coisas tais... ainda deu tempo para dar uma fugida ao Porto e participar nesse mega evento que é a QUEIMA DAS FITAS.

Sábado foi a Monumental Serenata. À partida iria decorrer sem incidentes.. mas não... comigo e com a cris há-de haver sempre aventuras...

Foi mais ou menos assim:

20.30 Vamos trajadas? Não vamos? Eh pah já não vamos ter sítio para deixar as coisas e mudar de roupa.... ohhhh vim eu com o traje de Lisboa de propósito... oh deixa lá...
23.00 Porto: Sabes onde é a cadeia da relação??? Não... mas seguimos a multidão que havemos de lá chegar LOL
0.01 Inicia a Monumental Serenata... eh pahhhhh estamos no cordão da FEUP... FIZESTE DE PROPÓSITO...... Mas até nem estamos nada mal hehe lol
0.25 Vamos para o queimódromo? (depois de ouvirmos quase meia hora de musica lamechas e ver casalinhos agarrados é a vontade que dá de lá ficar) 'Bora lá!
0.30... he pahhh há um problema.... COMO É QUE SE VAI PARA O METRO????? ESTOU DESORIENTADA!!!!!!!!!!!!!
0.45 Eh pah oh cris não conheces VAMOS para TRAS e pergunta-se ao POLICIA! Não Joana. Nos vamos por aqui e vamos chegar à LAPA.
1.00 Finalmente na estação sãs e salvas.... fogo nunca mais vem o metro...
1.15 'Bora mandar mensagem de parabens ao Fabinho???
1.30... Sabes onde é o queimodromo nao sabes???? nao... lol seguimos a multidao....
1.40 eh pahhh vamos ser apalpadas por uma sra agente da autoridade (a.k.a. agente PSP)
1.45.. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (satisfação) Chegámos ao queimodromo... estamos cá dentro...
1.47 Nao obrigado nao quero isso (alguem a dizer que nao a qualquer coisa qque nos ofereciam na entrada....) lol oh cris ve la... =P olha que pode ser preciso um dia destes XD
1.50 Yay a ouvir Blasted Mechanism... OK eu NAO gosto deles... mas nestas alturas ouve-se tudo....
1.55 eh pah eu conheco-o... FABINHO!!!!!!!!! Boa uma pessoa nossa amiga no meio da multidao!! Ehhh laaa voces as duas.... combinaram a mensagem!!!!!! sacanas!! :P (assim de modos que a bem dizer meio alcoolizado/ébrio/embriagado XD )






Andando de Barraquinha em barraquinha a "ber as bistas"




3.30 'Bora beber um shot com o menino Sebastião???? 'Bora!!!

Enviando sms ao Sebastião................ Tas onde???
Tou nos penalties.... ao pé dos carrinhos de choque....
Nos penalties....... Cris: eh pah nao o vejo... cris ele está ali.... eh pah nao vejo aqui penalties.... Cris nao ves a baliza e a bola??? Nao nao tou a ver penalties.... CRIS NAO É PENALTIES DE BEBIDA....(desorientada a rapariga) SAO PENALTIES A SERIO COM BOLA E BALIZA!!!!!!!!!!

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH LOL

OLA :D vamos beber em que barraquinha??? Vamos a FFUP???? Queres um viagra??? (viagra=shot... nao nao e o comprimido seus tarados....) Nao preciso disso lol

Baza a dentaria.....

Em dentaria........ 4 shots sff..... o "barman" completamente alcoolizado la nos da quatro shots mas sinaliza apenas 2.... eh pah nao e que ser uma enfermeira jeitosa dá jeito?? :p lol

Bota abaixo.....

'Bora dar uma volta?? bora....


4.30 chega o Paulo que nos conta a sua marabilhosa noite..... ou nao. e Baza...

4.40 manda sms ao Fabinho a ver onde anda.... ....... .... eh pah ja bazou.... Pergunta ao sebas entao.... eh pah tambem ja foi.... 'Bora nos tambem??? Baza.

5.0 Eh pah cris precisas de carregar andante....

5.30 Sra da hora... nunca mais chega o metro.... agora e que a minha capa dava jeito... esta a ficar frio... brrrrrrrrrrrrrr

6.45 eh pahhh finalmente na povoa lol :P Agora vou a correr p casa p poder estar no quentinho...

7.0 Shiuuu tudo a dormir....


E assim foi para mim mais uma Queima do Porto... Experiencia a repetir sem dúvida para o próximo ano :D com as pessoas do costume como é óbvio...


Um enorme obrigado a todos os meus amigos de sempre que, apesar de não falar todos os dias, não telefonar todos os dias, não mandar sms todos os dias, não teclar todos os dias..... Até posso estar uma vez de tempos a tempos com vocês mas estão sempre no meu coração. A vida é assim... feita de encontros e desencontros como é costume dizer. A verdadeira amizade não obriga a estar sempre contigo mas sim a torcer sempre por ti. Um dia crescemos, um dia arranjamos emprego, um dia casamos e temos filhos. Os nossos caminhos podem não se cruzar mas vai haver aquele dia que tu, estafada, de cabelho desgrenhado e sem paciência porque tiveste um problema com os miúdos (ou graúdos) e olhas em volta e vês. Deparas-te com aquela cara conhecida com quem em tempos trocaste apontamentos, tiveste aulas, ris-te e sorriste por motivos patetas, choraste por motivos sérios, falaste das maiores parvoíces e debateste temas da actualidade (que ja nao o será). Trocaste impressões, confidenciaste. Acima de tudo viveste uma meninice ou uma juventude que já la vai.
Agora, anos passados olhas para essa pessoa e vês o que envelheceste.... Corres, abracas e dás um beijinho "Há quanto tempo!!!!! Como estás???" E dá jorram montes de perguntas e ficam horas a falar enquanto o café pedido arrefece. Tanta saudade.... Temos que combinar um churrasco lá em casa.
Olhas para o relógio.... Está a ficar tarde tenho que ir.... Eh pah temos que combinar outro café um dia destes. Trocam-se contactos...E despedem-se. Despedem-se com a certeza de que o café ou churrasco tardará... tardará anos e anos mas tens a noção que a amizade mantém.

E pronto foi apenas uma pequena reflexão. Uma lágrima no canto do olho pois mais um ano e estarei também a acabar.

E no meio disto tudo, na queima o despique da laranja com a seringuinha :P

Planos até à próxima semana:
- Amanha: Frequencia de Psiquiatria (oh nao montanhas para ler);
- Sábado: Britânico (sim convém dedicar-me um pouco);
- Domingo: Manhã - Formação do IDT e de Tarde - Lanche com devolução da fita e oferta de emblema à Cláudia;
- Segunda-feira: Serenata a Lisboa com a Sarinha, namorado dela, e com um caloiro
- Terça-feira: Cantares a Lisboa, no Castelo de S. Jorge(a confirmar ainda se vou);
- Quarta e Quinta-feira: Inscrições na AE para: ENEE, Aloha e Erasmus party. Devolução de quem lá for do dinheiro da caução do HB.
- Sexta-feira e Sábado: Trabalhar no E.M.F.A.L. quem não souber o que é que descubra..... :P

E no meio disto tudo ainda recomeço estágio de Psiquiatria :P

EH EH EH

Boas semanas academicas ;)

Saudações,

Joana