sábado, setembro 15, 2007

Friendship in time

Durante todo o mes de Agosto (à excepção do inicio de férias em que estamos com sede de aproveitar o verão ao máximo, estamos ainda a sentir os cheiros particulares da estação, sim porque cada estação do ano tem um cheiro próprio que se sente muito) estive com um dia a dia bastante calmo. Pude aproveitar para melhorar a minha base cultural quer a nível musical quer cinematográfico bem como televisivo em canais do género do Historia, Discovery ou National Geografic. Sim, é algo que durante o ano não temos grande paciência para nos dedicarmos e contudo é algo que me faz imensa falta... estava com sede de cultura.

No entanto, agora que estou numa fase final, bastante moreninha e o tempo já não apresenta grandes condições de tostarmos mais um pouco, tenho tido alguns convites que me agradaram especialmente e que os aceitei com muito gosto. São convites para simples cafés (ou chás) que se tornaram surpreendentes facto que me levou a alguma reflexão interior.

Todos nós temos dois ou três amigos que mantemos durante bastantes anos contacto e com quem falamos e estamos. Mas temos também aqueles amigos que pelos caminhos diferentes, pelas diversas direcções que a vida toma que inconscientemente vamos deixando de falar. A vida é mesmo assim, é inevitável. No início do mês recebi um telefonema que me deixou bastante bem disposta a combinarmos um cafe com o pessoal do principio do secundario. Nem hesitei... aceitei logo no momento. No dia senti um nervosinho pequenino pois nao sabia como é que estariamos todos juntos ao fim de tanto tempo... Manteriamos o mesmo à vontade? O resultado mostrou se tao surpreendente... parecia que ainda no dia anterior tinhamos estado todos juntos e já havia passado 5 anos desde a ultima vez que estivemos todos juntos...havia diferencas claro.. fisicamente e tambem psicologicamente... nao tinhamos mais aquela inocencia propria de criancas e adolescentes mas mesmo assim havia coisas que se mantinham....

Depois desse cafe ainda tive mais uns com outras pessoas que também nao via ha muito e é tao giro começarmos a falar e reviver velhos tempos e contar o que mudou desde entao e ficar com mais um ou dois cabelos brancos de ver o tempo que ja passou. Pensar em projectos para o futuro e combinarmos um proximo cafe mais perto e prometer que vamos ver nos mais mas la no fundo sabemos que vai se passar bastante tempo ate nos voltarmos a cruzar.

Por outro lado ha aquelas pessoas de sempre e ontem foi um dia muito bom... as meninas foram as compras... acabamos o dia desfeitas mas ainda deu tempo para ir para o cafe a noite comer um geladinho e comprar farturas... que bem que sabem os amigos.

E é a pensar nos meus amigos que aqui deixo este testo... PORQUE SAO O MELHOR DO MUNDO!!!!!




"Um dia a maioria de nos ira separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades ate dos momentos de lagrimas, da angustia, das vesperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje nao tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a encontrar-nos, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Ai, os dias vao passar, meses... anos... ate este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verao as nossas fotografias e perguntarao: "Quem sao aquelas pessoas?" Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto! -"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um ultimo adeus de um amigo. E, entre lagrimas abracar-nos-emos. Entao faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: nao deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora nao sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Fernando Pessoa

Adoro-vos

Joana

2 comentários:

  1. Três palavras para ti:
    Dói-me o pé! E sabes que mais? Mais nada, pq enquanto o meu nome não vier ai escarrapachado em algum lugar, só tenho uma musica para ti... "OhOh desaparece..."
    E tenho dito!
    Podes remediar isso, se me deixares pintar alguém...
    Adeus
    Com os melhores cumprimentos
    Atenciosamente
    Saudações académicas
    Peço deferimento
    Aguardo resposta
    E por aí...
    *

    ResponderEliminar
  2. Já li este texto de Pessoa vezes sem conta... Em não sei quantas paginas online diferentes... Em não sei quantos momentos diferentes... E sempre que o leio fico numa nostalgia... Lembro amigos antigos... Momentos antigos... Vidas passadas... Sem duvida que os amigos são o melhor da vida... O Sr.(Fernando Pessoa) era assim a modos que meio chanfrado... Mas qdo escrevia algo assim... Enfim... Tornava-se "o principe dos poetas"...

    ResponderEliminar