quarta-feira, setembro 05, 2007

18+1 motivos de orgulho em ser portugues

Andava eu a deambular por alguns sites quando me deparo com este artigo que por acaso ja havia lido em algum sitio.... Aqui copio para que todos possam ler...

"18 Motivos de Orgulho em Ser Português

1. MISCIGENAÇÃO
Deus fez os negros e os brancos, e o português encarregou-se de inventar os mulatos… é uma tese arriscada, mas politicamente correcta. Isto, porque é discutível se foi Deus Cristão, Muçulmano ou Judeu, se foi um grande arquitecto, a teoria evolutiva de Darwin ou extraterrestres que aterraram na ilha de Páscoa.Quanto aos mulatos não temos dúvidas. Enquanto os ingleses e holandeses cultivavam a separação colonial, o português praticava uma virtude: a miscigenação.

2. O DESENRASCANÇO
Somos exímios: enquanto os alemães fazem gráficos, os ingleses horários os suíços projectos, nós “desenrascamos” um sistema, em cima do joelho, e a coisa funciona.

3. GINGINHA - LICOR BEIRÃO
São, juntamente com o medronho, a forma mais rápida, saborosa e nacionalista de etilizar as sipnases. Com moderação, o efeito vasodilatador previne acidentes cardiovasculares e aumenta a esperança de vida. Em dosagens duplas, anestesiam eficazmente as dores, afogam as mágoas mais resistentes, liquefazem as tristezas e, se não pagarem as dívidas, pelo menos as faz esquecer por algumas horas. Outros álcoois têm exactamente o mesmo efeito, mas estes são só nossos.

4. FADO
Fado é destino, sorte-má sorte tantas vezes. Mas é um produto português mais conhecido no Mundo. É a mão que bate no peito luso, até doerem os ouvidos.

5. BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
São os heróis trágicos do momento. Apesar da insuficiência dos meios, da falta de estratégia dos governos, eles lá estão, a enfrentar o inferno das chamas.

6. GUITARRA PORTUGUESA
Verdadeiro ex-libris da música portuguesa. É o toque da alma lusa. Prova final da capacidade de um guitarrista; “Quem não tem unhas não toca guitarra”.

7. AZEITE
Foi eleito por nutricionistas unidos de todo o mundo como a gordura que não faz mal, que prolonga a vida, sem colesterol e cheio de virtudes. Tudo isso parece irrelevante: facto é que o nosso azeite é excepcional, seja em pratos elaborados ou simplesmente com pão e alho.

8.TOURADA
Existe na vizinha Espanha, mas a nossa não é chata como a deles. A nossa tem galhardia e movimento quando a cavalo. A pé, a mestria pode ser idêntica com a capa, mas nós temos os forcados, um grupo de tipos que entram na arena e decidem agarrar o touro pelos cornos. Assim de simples, é mais corajoso e mais bonito.

9. CAVALO LUSITANO
Cobiçado por Rainhas e estrelas de cinema, ágil e leve como uma pena, o cavalo lusitano é um dos mais nobres representantes da raça equestre.

10. QUEIJOS
Se não derretem no prato, derretem na boca. Os nossos queijos destroem em 5 minutos qualquer decisão de dieta.

11. ALQUEVA
O maior lago artificial da Europa promete tornar o Baixo Alentejo em campos verdejantes e férteis. E, contrariando os prognósticos mais pessimistas, só demorou 2 anos a encher. Se a água é o ouro do futuro, Portugal tem uma gigantesca mina.

12. LUIS FIGO
Dos “Pastilhas” para as escolas do Sporting, destas para a equipa principal e dali para o Mundo. Com 22 anos, Johan Cruyfft escolheu-o para colmatar a saída de Laudrup em Barcelona. Na Catalunha incendiou paixões, levou o Barça ao topo do mundo no futebol europeu e depois mudou-se para o Real Madrid. Hoje em Itália no Inter continua a fazer valer o valor Português.

13. CARACÓIS
A primeira pergunta é como raio se lembraram de começar a comer um bicho daqueles? Não fazemos ideia, mas ainda bem que o fizeram. É uma verdadeira homenagem ao espírito criativo dos portugueses, conseguir com esta matéria prima, criar um dos melhores petiscos de todo o mundo.

14. TREMOÇOS
O marisco favorito dos portugueses a provar que a simplicidade é uma arte. Um copo de cerveja geladinha, de espuma densa e cheia de gás e um pratinho de tremoços. Não enche o estômago, mas conforta a alma.

15. O BOLHÃO
É mercado. Sozinho representa tudo o que os mercados portugueses têm de melhor; bons produtos, sempre frescos e vendidos por mulheres ainda mais “frescas”….A evitar só mesmo em alturas eleitorais…

16. PRAIAS - FALÉSIAS
As praias e as falésias estão para Portugal como os alpes para a Suíça; em matéria de férias, são o ponto mais alto da Europa.

17. LINCE DA SERRA DA MALCATA
As más-línguas dizem que é tão bom, tão bom, e que se esconde tão bem que ninguém o consegue ver.

18. CALÇADA PORTUGUESA
É verdade que quando chove o risco de cair nela é maior. A manutenção é cara e muitas vezes negligenciada. A sua beleza é inegável, o chão que pisamos é dos mais belos do mundo. A relação com ela é tão forte que até se canta no fado; “chorar as pedras da calçada”… "

in http://engenium.wordpress.com/2006/10/06/18-motivos-de-orgulho-em-ser-portugues/

Eu acrescentaria um motivo....

19. CRISTIANO RONALDO
Apesar de todas as maluqueiras que o rapaz tem, de ainda nao ter tido la muita pontaria em namoradas, de nao falar la muito bem.... quando se dá uma bola para os pés do rapaz dá gosto de ver as fintas e os dribles e os golos fantásticos...

Have a nice day!!
Jo.=)

1 comentário:

  1. E Feira da ladra? As obras do metro de Lisboa a durarem anos? O belo Portugues a andar à batatada por causa de estacionamento? O facto do Sócrates ser PM? as taxas de juro tarem como tão? O pão custam 20 centimos? Nos licenciarmo-nos e ganharmos 500 euros? Ir ao macdonald e enotrar um bicho no meio? Eu ver um cozinheiro mexer nos tomates e tocar na comida dps? 40 minutos do jornal NACIONAL a falar duma miuda inglesa para os pais terem publicidade? Não...
    Só mesmo em Portugal realmente...

    Vá, porte-se labrega, que se tudo correr bem (ou mal) qqr dia somos Ibéricos, e tudo se resolve, o mundo é cor de rosa, o céu azul, borboletas voam e acima de tudo como enchiladas e burritos IAHH allez allez nostra hermana!;)Dps se quiseres, podemos ir viver pa MAdrid, eu e a carlota, e tu co teu principe encantado que anda por ai;)XD Sim, pq n me quero ver livre de ti tão cedo...
    Beijos:D**********+

    ResponderEliminar