quinta-feira, maio 29, 2008

12 de Maio!!!!

Curioso como fui capaz de deixar passar sem fazer referência ao Dia Internacional do Enfermeiro, que foi comemorado dia 12 de Maio. Sei que não é desculpa mas... sim, com tanto trabalho uma pessoa nem sempre consegue estar predisposta a actualizar blogs e a comemorar estes dias.

A Enfermagem tem tido uma evolução notável quer a nível técnico quer científico. A pioneira destas mudanças foi a nossa querida Nightingale.
Embora nos dias de hoje ainda nao haja um verdadeiro reconhecimento da população da importância desta profissão, as pessoas já começam a estar um pouco mais despertas para o mesmo.

Em jeito de me redimir, decidi dedicar o post de hoje a uma figura histórica que muito admiro: Florence Nightingale!!!

"Florence Nightingale (12 de Maio 1820, Florença - 13 de Agosto 1910, Londres) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Também contribuiu no campo da Estatística, nomeadamente na criação de sistemas de representação gráfica como o gráfico setorial (comumente conhecido como gráfico do tipo "pizza").

Sua família, rica e bem-relacionada, vivia em Florença, na Itália. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope. Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à enfermagem.

Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam tornando-se enfermeiras, sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo.

Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.

Aparentemente, Florence sofria de esquizofrenia. Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Em 1846, ela visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras católicas na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas.

A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Criméia, que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scurati localizados na Criméia.

Florence Nightingale voltou para a Inglaterra como heroína em Agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória [1].

Contudo, o destino lhe reservou um grande golpe quando contrai tifo e permanece com sérias restrições físicas, retornando em 1856 da Criméia.


Impossibilitada de exercer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.

Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Florence faleceu em 13 de agosto de 1910; deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna." (Wikipedia, 29 de Maio de 2008) R.I.P. Florence

E algumas curiosidades que descobri são:
- Existe um premio internacional para enfermeiros.... o site está aqui http://www.redcross.org.sg/IntSvc_nightingalemedal.htm just in case you want to work to get it :P
- Quando for a Londres tenho que ir a este museu!!!! http://www.florence-nightingale.co.uk/centre.htm

Se quiserem ver alguma imagem dela vao ao meu blog http://truenatureandtruepeople.blogspot.com/

E em jeito de Brincadeira fica este texto que encontrei algures na net e que acaba por definir um pouco a nossa vida de enfermeiros :P lol

Rir é o melhor remedio portanto cá vai:

"Os 12 Mandamentos dos Enfermeiros :

1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental;

2º Não terás feriados, fins de semana ou qualquer tipo de folga;

3º Terás gastrite se tiveres sorte; se for como os demais, terás úlceras;

4º A pressa será teu único amigo e as suas principais refeições serão os lanches, pizzas, China in Box, etc...;

5º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos;

6º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes cinco anos de trabalho;

7º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único;

8º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho;

9º Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com
outras pessoas loucas como você;

10º Terás sonhos com pacientes e, não raro, resolverás problemas dos mesmos nesse período de sono;

11º Exibirás olheiras como troféus de guerra;

12º E, pior... INEXPLICAVELMENTE GOSTARÁS DE TUDO ISSO!!! "

Saudações Académicas!

Joana

1 comentário:

  1. Há quem diga que a Florence também era grande amiga da Barão e teve uma relação amorosa com a borges ferreira. Relação esta que tinha como membtro extraconjugal a Esteves Reis...
    Ela realmente devia tar bebada, quando criou a Enfermagem... Ou não...
    Beijinho mau

    ResponderEliminar