sexta-feira, agosto 29, 2008

Pérolas do país em que vivemos

"Farmácias começam a dar vacinas em Outubro"

"Saúde. Os farmacêuticos vão começar a receber formação em Setembro, de forma a garantir que, em Outubro, os utentes possam não só comprar mas também receber vacinas nas farmácias. Os enfemeiros defendem que devem ser eles a fazê-lo. Além das vacinas, há outros serviços a integrar

Farmacêuticos vão aprender a reanimar doentes

As farmácias vão começar a administrar vacinas aos utentes a partir de Outubro. De acordo com João Mendonça, presidente da secção regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos, "a vacinação será iniciada em Outubro, coincidindo com a habitual campanha", avança. A vacina da gripe é a que terá mais peso, mas há outras, como as que protegem contra as hepatites A e B, febre amarela ou cancro do colo do útero que estarão previstas. Antes de uma portaria publicada em Novembro de 2007, as farmácias apenas podiam vender estas vacinas.

O acto de dar uma vacina é uma competência que os farmacêuticos já tinham, mas que não faziam, sublinha a Ordem dos Farmacêuticos. Apesar disso, "foram estabelecidos protocolos de formação com o objectivo de reavivar a memória da maiora dos farmacêuticos. A Ordem vai realizar cursos em conjunto com o Instituto Egas Moniz, mas a Associação Nacional de Farmácias, várias cooperativas e institutos do ensino superior vão fazê-lo", garante.

Os cursos têm 20 horas e vão começar em Setembro, "para que os conhecimentos estejam frescos a partir de Outubro". A formação prevê, entre outras coisas, "reforçar conhecimentos de suporte básico de vida, que foram apreendidos na universidade". Normalmente, não há efeitos secundários, porém, se houver casos de choque anafiláctico (alergia), "pode ser preciso fazer reanimação ou tratar, localmente, as reacções alérgicas", diz.

A formação englobará ainda aspectos relacionados com a técnica e até tratamento de resíduos. "Todos os interessados podem fazê-la, já que temos capacidade de resposta rápida". Apenas os farmacêuticos serão formados (ajudantes técnicos não), mas têm de pagar os custos, diz a OF.

Foi o ex-ministro da Saúde, Correia de Campos que, em Abril de 2007, anunciou o alargamento das competências das farmácias. Mas foi necessário publicar uma portaria para que fossem contempladas.

Apoio domiciliário e testes

A vacinação é o primeiro serviço que vai ser prestado nas farmácias, mas há outros cuidados de saúde que vão ser assumidos. O apoio domiciliário, a administração de primeiros socorros e de medicamentos ou a utilização de meios auxiliares de diagnóstico integram a lista.

"Vai ser um processo gradual que inicia com as vacinas, apesar de já prestarmos alguns deste serviços, como os testes ao colesterol ou da gravidez", avança João Mendonça. "Vamos dar mais formação à medida que forem introduzidos", diz."

http://dn.sapo.pt/2008/08/29/sociedade/farmacias_comecam_a_vacinas_outubro.html

É que nem tenho vontade de tecer comentários para não ser acusada de revolucionária!

Joana

1 comentário:

  1. Gatunos, bandidos!xD

    "A Seringa é nossa!"

    A Joana queixa-se de mim, mas és também uma orgulhosamente revolucinária. =P

    *

    ResponderEliminar