sábado, dezembro 15, 2007

Férias de Natal

Nestas últimas semanas muita coisa se passou quer a nível nacional/mundial como na minha vida.

Não sei muito bem o que dizer mas de realçar:
- O Tratado de Lisboa que foi assinado esta semana;
- Chegou o frio, finalmente!!!! Brrrrrrrr.

Eu cá pessoalmente acabei a teoria do primeiro semestre e comecei o primeiro estágio do meu terceiro ano! Pediatria!
Ao contrário do que esperava consegui surpreender-me e estou a gostar bastante desta experiência. Estou no Hospital de Santa Maria (nova experiência pois nunca lá estive), no Piso 8 - Pneumologia. Aqui as crianças aparecem não só com patologias do foro respiratório mas também com patologias degenerativas do sistema nervoso. Se por vezes é bastante complicado do ponto de vista psicológico ver as crianças em determinadas situações, por outro é com uma enorme satisfação e sensação de dever cumprido quando as vemos sair todas alegres e contentes rumo às suas vidas que outrora foram interrompidas.
Nova experiência foi também o fazer Rolmã que para quem não sabe é fazer os diversos turnos a que temos direito. Já experimentei todos: manhã, tarde e noite e posso dizer que no serviço em que me encontro trabalhei de igual modo em qualquer um deles, ao contrário do que me contam que acontece em alguns servicos.
O que mais me custou foi gerir as refeições e o sono. Fica-se com o horário todo trocado e então quem não está habituada!!!! Mas é assim. A pouco e pouco vamos descobrindo as nossas capacidades e a melhor forma de gerir o que nos vai aparecendo no caminho.

Nestes entretantos escusado será dizer que ainda tive que balançar com as aulas de condução e o ginásio. Quanto ao ginásio tentei ir ao maior número de aulas que consegui.
Quanto à condução..... após um sentimento de desilusão por não ter passado da primeira tentativa.... como guerreira cheia de força, teimosa e obviamente mulher do norte... PASSEI!!!!!!!!! E amanhã já vou pegar no popó da mamã para andar um pouco :p

E como nem só de trabalho vive o Homem... Este ano com muita pena minha mas devido a estar bastante cansada pelo horário maluco e mais uma vez não consegui participar no Hospital dos Pequeninos, uma iniciativa da FML para estudantes de enfermagem e medicina com o intuito de acabar com "a fobia da bata branca". Para o ano haverá mais.

Outra iniciativa, mas que esta sim, participei com muito gosto, embora pouco tempo foi o Natal dos Sem-Abrigo da Comunidade Vida e Paz. Esta teve um contratempo do armazem ter sido alvo de furto mas com esforço e contributo de empresas e particulares, o natal não ficou perdido. Esta manhã desloquei-me à cantina Universitária e fazer parte do Apoio com a minha Amiga Ana. Como membros do apoio fizemos parte um pouco de todo o lado (apenas estive algumas horas ainda nem os convidados estavam permitidos a entrar) desde acarretar com presentes, fazer laços, empacotar talheres... um sem número de actividades.

Imagina-te sem nada...a vaguear pelas ruas da cidade e deparares-te com o olhar frio das pessoas que passam. Não tens o aconchego do lar que te permite sentir aquela segurança e à vontade que só ali o consegues...
Imagina-te neste tempo frio sem ter o que comer, com frio e sem uma companhia com quem partilhar medos e esperanças no futuro....
Imagina-te... nesta época frenética que é o Natal... a ver as luzes e a alegria das pessoas no frenesim de ir de loja em loja e de encher o maximo que podem o carrinho das compras.... e tu... sem nada... sem nada...
E se o Natal é família... imagina-te na noite de Natal sozinho a vaguear na rua enquanto milhares de famílias em todo o mundo festejam no quentinho de suas casas e na companhia das suas familias....

Imagina como se sentirão estas pessoas.... não é apenas no natal é certo mas tentemos dar o nosso melhor e tentar participar no que nos for possivel... e acima de tudo pensar nas nossas atitudes consumistas e egoístas que muitas vezes temos.. pensar que não é preciso ir a África para ver a miséria... basta sairmos à rua na nossa cidade....

Um agradecimento especial à Comunidade Vida e Paz que tanto tem apoiado esta causa... e já agora ao grupo do APOIO :p lol (acho que só a ana percebe esta :P )

E com tanta agitação apenas falta dizer que as férias (da escola) começaram hoje mas na pratica começam amanhã pois ainda tive aulas de inglês XD

Amanhã parto para a Póvoa, minha terra amada!

Beijo a todos*
Joana

"Oh entre estar do outro lado da rua ou aqui à porta é-me igual.... não tenho mesmo sítio para onde ir e está frio nos dois lados" Anónima à porta da cantina enquanto esperava pelas duas horas

5 comentários:

  1. Parabens pela carta=P
    O blog ta bastante interessante, continua assim ;)

    Bjs, daniel

    ResponderEliminar
  2. Sim viva a equipa do Apoio x](viva o Jorge tb...). Foi uma boa experiencia tal e qual como dizes Joana. E de facto vale por ter sido um ganho p alguem, para os sem-abrigo de Lisboa,a CVPaz,Lisboa e a sociedade em geral.Podemos sempre fazer algo.Nao ha nada mais certo!E acreditem,ha um mundo por fazer.

    Fico mto contente q me tenhas acompanhado nesta experiencia.Para o ano vamos again.

    Bjao
    "Amiga Ana" hehe x)

    bom regresso à tua terra amada

    ResponderEliminar
  3. Odeio o Natal, Odeio a tua Póvoa, e tenho medo por teres tirado a carta. Entaõ, trabalha e cala-te. Beijos**

    ResponderEliminar
  4. Hum ... dps de tanto trabalho e tanto sono para por em dia e sem qq imaginaçao xD
    Desejo-te apenas uma optimas ferias e muita conduçao =D
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Medooo... Muito medooo... A tua mãe é uma irresponsável... Como é que ela te deixa pegar no carro?! Há coisas que eu n entendo... loool...

    Sim... Foi realmente uma pena este ano n termos participado no Hospital dos Pequeninos... Mas como muito bem disseste para o ano há mais...

    Adoro o Natal... É a única altura do ano em que nada me chateia... =)

    Bjinhos, Nelson...

    ResponderEliminar